quarta-feira, 20 de junho de 2012

Correntes invisíveis.



Acreditar: Dar crédito a ; crer.
Com poucas palavras, o dicionário define o verbo. Mas em qual intensidade ele é aplicado na vida? 
Acreditar surte efeito na concretização de um objetivo ?


Os elefantes de circo são , quando pequenos, presos pela pata por uma corrente amarrada numa pequena estaca de madeira. O elefantinho, por mais força que fizesse jamais conseguiria se soltar. Acontece que , ao crescerem, eles continuam presos pela mesma corrente na pequena estaca e, por mais arquitetada que seja a amarração, é evidente a capacidade que o elefante tem, agora, de se soltar rapidamente.
No entanto, ele já associou que não pode mais se soltar daquilo, pois quando pequeno era algo impossível.
Podemos usar essa analogia para as diversas vezes em que limitamos nossa capacidade sem mesmo tentar por etiquetarmos tal ação como algo impossível.
Mas o impossível só se torna real na falta de crença, e quando estamos acorrentados por um estaca que só precisa de um passo para ser arrancada do preconceito de impossibilidade : a  mudança . E o improvável pode ser , muitas vezes, uma ilusão.


Paralelamente ás dificuldades diárias, relacionado aos limites e personalidades de cada pessoa na vida adulta, o pai da psicanálise - Freud - expunha  a peça que liga o presente ao passado quando dizia que a configuração de cada pessoa na vida adulta é resultado de como foi a infância.


É comum notar as etiquetas que muitas vezes, e mesmo sem tal intensão, os pais colocam nos filhos, como por exemplo - esse é mais tímido, mas o irmão é muito mais extrovertido! Estas faziam com que a própria criança não agisse de uma maneira diferente por acreditar que era dessa forma e não poderia agir de um jeito oposto.
Esse processo se reafirma nas escolas, entre os colegas e em toda a fase de formação do indivíduo e sua identidade. Dessa forma pode-se concluir : a crença das crianças é muito forte pois, bastava um comentário e a mesma agia de acordo com ele e se tornava como ele descrevia.


Contudo, este é o problema da corrente psicológica que limita, mas é , ao mesmo tempo, a chave para uma libertação.
Não seria então possível tentar, mesmo que minimamente, resgatar essa força no acreditar das crianças e crer que podemos fazer tudo diferente? 
Sim, o acreditar pode ajudar e muito na concretização de um objetivo, e até mesmo de um sonho, basta saber usá-lo na dosagem certa.


Mas não se esqueça:  para que o elefante se solte da corrente, é preciso , além de acreditar, agir.


(Érica Rodrigues)

5 comentários:

  1. Uma imagem perfeita num texto muito bem escrito! Excelente, Érica! Sinto-me grato por ter lido! Parabéns!
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada! Foi difícil achar uma imagem que traduzisse essa idéia, mas essa é realmente muito boa! Parabéns ao ilustrador anônimo, rs. Volte sempre, obrigada mais uma vez (:

      Excluir
  2. Mandou muito bem Érica, extremamente bem escrito e muito interessante! Continua assim, que você tem muito talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada vitor (: é bom refletir sobre isso todo dia, é bom sempre lembrar dessas correntes ! volte sempre. Continuarei mesmo que raramente escrevendo haha ;p

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...